Pontualidade dos voos domésticos no fim de ano foi de 92,5%

Os voos domésticos entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro registraram 92,5% de pontualidade, de acordo com números preliminares do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA).

O desempenho dos voos no fim de ano ficou em linha com o verificado durante a Copa do Mundo de Futebol, quando a pontualidade ficou em torno de 92%. Durante o torneio, o CGNA fez uma operação colaborativa com todos os entes do setor aéreo para garantir o sucesso do evento.  São consideradas partidas até 30 minutos depois do horário programado, parâmetro oficial adotado pela a Agência Nacional de Aviação Civil.

“Herdamos do trabalho colaborativo da Copa uma operação aérea mais agilizada no fim de ano, que ajudou a evitar problemas e a solucionar situações adversas”, afirmou o diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Ronaldo Jenkins.

Também contribuiu para a operação de fim de ano o foco em eficiência entre as integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM), segundo o diretor da ABEAR.

São iniciativas como 8 mil voos extras, remanejamento de funcionários para aeroportos mais demandados, aviões reserva e antecipação de manutenção de aeronaves, entre outras. Medidas parecidas com essas também foram tomadas durante a Copa.

Vale ressaltar que o bom resultado da operação aérea no fim de ano foi verificado apesar das fortes chuvas que ocorreram nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, no dia 23 de dezembro, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com o fechamento dos aeroportos de Guarulhos, Santos Dumont e Juscelino Kubitschek. Naquele dia, o índice de voos com atrasos superiores a 30 minutos ficou próximo de 30%, entre os principais aeroportos do país.

Acesse todas as notícias