Planejamento e atenção aos documentos exigidos ajudam no embarque para o Carnaval

Com a chegada do Carnaval e o aumento da movimentação nos aeroportos brasileiros, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) recomenda aos passageiros a adoção de medidas que favorecem uma boa experiência nas viagens de avião.

Atenção com os documentos exigidos e antecedência na apresentação para embarque, de acordo com o tipo de voo, se doméstico ou internacional, podem ajudar nos dias de pico da circulação de passageiros. Nesse ano o movimento mais intenso deve ocorrer em 24/02, data do embarque para quem vai descansar ou cair na folia, e 28/02 e 01/03, quando os viajantes tradicionalmente retornam para as cidades de origem. Optar pelo check-in eletrônico antecipado pela internet, celular ou totens de autoatendimento são alternativas para poupar tempo.

A fluidez da operação aérea durante o feriado também exige planejamento das companhias e do setor. Voos extras, reforço de efetivo das empresas aéreas, acompanhamento das condições meteorológicas e a antecipação das manutenções programadas das aeronaves são algumas das medidas tomadas pelas companhias aéreas associadas à ABEAR para garantir a qualidade dos serviços, mesmo nos momentos de demanda mais elevada.

De acordo com o diretor de segurança e operações de voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins, o Carnaval tem uma grande concentração de embarques em dias específicos, tradicionalmente no fim da tarde e noite da sexta-feira anterior à festa e nas noites de terça-feira e quarta-feira de Cinzas. “Com esse grande volume de passageiros nos aeroportos, pequenas atitudes podem ajudar a todos, como atentar para os itens proibidos na bagagem de mão, separar o computador do restante dos pertences na hora de passar na inspeção de segurança e obedecer aos grupos prioritários anunciados no momento do embarque”, conta o diretor.

Para conhecer outras dicas para viajar de avião, acesse o Guia Voar Melhor da ABEAR.

Acesse todas as notícias