PL dos aeronautas é aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes

Deputados, aeronautas e representantes das companhias aéreas após aprovação do novo texto

Foi aprovado hoje, dia 8 de julho, por unanimidade, o novo texto do Projeto de Lei 8255/2014, que dispõe sobre o exercício dos aeronautas na Comissão de Viação e Transportes. A audiência aconteceu da Câmara dos Deputados e contou com a presença de representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), SAC e ANAC.

O texto teve como relatora a presidente da comissão, a deputada Clarissa Garotinho. “Fizemos um amplo debate para chegar a este texto, que tem 95% de concordância entre as partes. Quero parabenizar e agradecer as companhias aéreas, o SNA e a ABEAR, que entenderam a importância e a necessidade desta matéria, além de terem participado intensamente de todos os debates”, disse a deputada.

De acordo com o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, esse trabalho representa um consenso entre o SNA e as empresas aéreas. “Construímos um texto que equilibra condições de trabalho, segurança, qualidade de vida e sustentabilidade para a aviação brasileira continuar avançando. Esperamos seguir nessa mesma toada até o fim do processo, resultando em um texto que prepare da melhor forma a aviação para todos nós nos próximos trinta anos”, afirmou o executivo.

O PL agora passará pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da mesma Casa. Para o representante do SNA, Tiago Rosa, o resultado foi um passo a mais na direção certa, da segurança de voo junto com eficiência e produtividade. “Vamos trabalhar para chegarmos aos 100% de consenso na próxima comissão”, finalizou.