Pilotos e profissionais do setor aéreo são convidados a avaliar cartas de aproximação

Por iniciativa do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), órgão ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pilotos e profissionais da área estão convidados a responder a uma Pesquisa de Satisfação sobre as cartas de aproximação por instrumentos. As opiniões são prestadas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado no site do órgão. A consulta, iniciada nessa semana, permanece aberta até o dia 10 de setembro. O esforço se enquadra dentro da perspectiva de maior integração e colaboração entre os diversos atores do setor aéreo.

A pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento do ICA sobre as necessidades, opiniões e críticas do público que utiliza as cartas aeronáuticas. Com isso, será possível implementar melhorias de acordo com o resultado. Além do formulário, os profissionais podem optar também por enviar um e-mail com suas opiniões.

Para o diretor de segurança e operações de voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Ronaldo Jenkins, a criação de um canal específico para entender as necessidades dos profissionais é essencial para validar o trabalho colaborativo da ABEAR e do DECEA. “Há um esforço muito grande das duas entidades para revisar as cartas e melhorar o sistema aéreo como um todo. Com essas respostas conseguiremos identificar de forma objetiva a satisfação sobre esse trabalho e o que precisamos melhorar. Críticas são sempre bem-vindas. Nosso objetivo é garantir a qualidade da aviação e melhorar processos”, afirma o executivo.

O questionário está no site (www.aisweb.aer.mil.br/pesquisa) e o e-mail pode ser enviado para (icapesquisaifr@gmail.com).