Panorama 2021 ABEAR: resiliência e recuperação consistente do setor

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lança hoje (6) o Panorama 2021, publicação anual com dados e análises sobre a aviação comercial brasileira. A 10ª edição do estudo traz uma leitura detalhada sobre o segundo momento mais desafiador da história do setor, superado apenas por 2020, auge da pandemia pelo coronavírus.

O Panorama 2021 mostra que, apesar do retrocesso nos níveis de demanda doméstica e internacional, a eficiência operacional das empresas aéreas que operam no Brasil se manteve em patamares positivos. Isso comprova a resiliência do setor, que é impactado constantemente por fatores externos, como a volatilidade do preço do barril de petróleo e da cotação do dólar em relação ao real, somados aos impactos econômicos sofridos pelo país.

O estudo também indica caminhos para uma recuperação consistente da aviação comercial, apontando três dos maiores desafios do setor: a alta do preço do querosene de aviação (QAV), o excesso de judicialização nas relações entre companhias aéreas e consumidores, além da necessidade de aprimoramentos na infraestrutura necessária para o desempenho do transporte aéreo. Por meio de dados e fatos o Panorama 2021 busca trazer informações relevantes sobre a aviação brasileira, contribuindo para um melhor alinhamento com os mercados internacionais.

Acesse a íntegra do Panorama 2021 clicando aqui.

Acesse todas as notícias