O que determina a altitude em que uma aeronave deve voar?

A altitude padrão em voo de cruzeiro para aeronaves comerciais varia geralmente entre 25.000 e 41.000 pés (ou entre aproximadamente 7,5 km e 12,5 km). De acordo com o comandante e consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Paulo Roberto Alonso, existem algumas variáveis que definem em qual altitude a aeronave deverá realizar o voo em determinada rota. “A distância entre o ponto de partida e o de chegada, o peso da aeronave, a direção e intensidade do vento em altitude, são fatores que determinam em qual nível a aeronave deverá voar”.

Ainda segundo o comandante Alonso, “a camada da atmosfera em que é realizada a maioria dos voos, o ar é mais rarefeito, o que faz com que a resistência ao avanço seja reduzida, resultando em um menor consumo de combustível (QAV)”, explica.

O especialista lembra que em muitas ocasiões, por conta da presença de vento de proa (contrário a direção da aeronave), o piloto acaba tendo que voar mais baixo do que seria a altitude ideal (em níveis mais baixos a intensidade do vento tende a ser menor), ou até efetuar o voo em uma rota alternativa, mais longa, que evite o vento de proa, mas que compense o tempo total de viagem. “Quando temos conhecimento que o vento influenciará muito na duração da viagem e não podemos mudar de rota, podemos optar em voar em um nível mais baixo. Apesar do consumo combustível ser maior em níveis mais baixos, o tempo de voo menor, em função de um vento de menor intensidade, irá compensar esse consumo”.

Acesse todas as notícias