Novas regras do transporte aéreo ampliam a democratização do setor

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) entende que as novas normas do transporte aéreo divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permitirão aos brasileiros uma maior democratização do transporte aéreo. Isso porque os passageiros poderão pagar apenas por aquilo que usam.

Um exemplo disso é a franquia de bagagem. Hoje, o preço do despacho de bagagem, por exemplo, está embutido no preço dos bilhetes. De acordo com a ANAC, Brasil, Rússia, México, Venezuela e China são os únicos países em que ainda há regulação desse serviço.

flags_final

Essas normas aproximam o Brasil das práticas internacionais, deflagrando uma concorrência maior entre as companhias aéreas, trazendo preços mais competitivos e, portanto, benefícios ao consumidor.

“O histórico do setor aéreo mostra que, quando há o aumento de competição, o valor dos bilhetes recua, como aconteceu com a desregulamentação das tarifas aéreas, que reduziram o preço das passagens em cerca de 50% desde 2002”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

A associação informa, ainda, que as companhias aéreas irão se adaptar às novas regras dentro dos prazos estabelecidos pela agência reguladora e irão manter seus passageiros informados sobre alterações feitas nos procedimentos para atender às novas normas.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1ADSixPAlMk[/youtube]

Acesse todas as notícias