Nos EUA, ABEAR participa de formatura do curso em Gestão da Aviação

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, participou no dia 1º de novembro da apresentação dos trabalhos de conclusão e da cerimônia de formatura da terceira turma do curso de certificação internacional em Gestão da Aviação. A atividade integra o Programa Capacitar, iniciativa da ABEAR para capacitação e atualização de competências dos profissionais do setor aéreo. Os eventos aconteceram no campus da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), localizado em Daytona Beach, na Flórida (EUA).

Além de Sanovicz, participaram da cerimônia o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; o diretor do Instituto de Transporte e Logística (ITL), João Victor Mendonça; a diretora-executiva nacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Nicole Goulart; além de representantes da universidade.

Eduardo Sanovicz discursa para os alunos da 3ª turma do curso em Gestão da Aviação (Crédito: ERAU/Divulgação)

“Vocês, alunos, estão dando o melhor para a indústria e para as suas companhias aéreas. Gostaria de endereçar aos professores, mestres e toda a equipe da Embry-Riddle meus sinceros parabéns pelos resultados alcançados. Aos alunos, parabenizo pelos ótimos trabalhos apresentados hoje pela manhã. Desejo o melhor a vocês”, disse o presidente da ABEAR  no discurso. Sanovicz, Nicole Goulart e o gerente de engajamento da consultoria Oliver Wyman, Leonardo Stedile,  participaram da banca avaliadora dos trabalhos produzidos pelos alunos.

Bastidores

No dia anterior, 31 de outubro, o presidente da ABEAR conheceu as instalações da universidade, como as áreas onde são realizados os treinamentos de manutenção, operações e tecnologia e inovação nos diversos ramos da aviação. Sanovicz visitou também a pista de treinamentos e conheceu alguns aviões que são utilizados pelos alunos da instituição.

Já os alunos tiveram uma intensa agenda de atividades nos dias que antecederam a formatura. Eles conheceram o campus da ERAU, frequentaram workshops e visitaram o Aeroporto de Orlando e a companhia aérea Delta Airlines. Conheceram, também, unidades da Administração para a Segurança dos Transportes (TSA) e da Administração Federal de Aviação (FAA), órgãos de segurança e regulamentação da aviação americana.

Sobre o curso

Com duração de aproximadamente 14 meses e carga horária de 390 horas, o curso é financiado pelo SEST SENAT e tem gestão do ITL, por meio de bolsas integrais de estudo. O curso é dividido em módulos que compreendem disciplinas que trazem uma visão sistêmica sobre a gestão de empresas aéreas: Manutenção de Aeronaves, Segurança na Aviação, Operações de Linhas Aéreas, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, entre outras. As aulas são lecionadas por professores da instituição norte-americana Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), uma das universidades de aviação mais respeitadas no mundo. A atividade conta com encontros presenciais na sede da ABEAR, em São Paulo, no campus da ERAU (Flórida, EUA), e em módulos ministrados à distância, por meio de uma plataforma online.

Alunos, profissionais da ERAU e convidados na cerimônia de formatura (Crédito: ERAU/Divulgação)