Ministério da Saúde destaca a ABEAR pelo apoio no transporte gratuito de órgãos para transplante

Jurema Monteiro (à direita), assessora de Relações Institucionais da ABEAR, e o ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, durante a cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos (Foto: ABEAR/Divulgação)

 

O ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou hoje (27) a contribuição da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e das companhias aéreas nacionais pelo transporte gratuito de órgãos para transplante. Cruz participou da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, promovida pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Atualmente, 53.218 pessoas estão na fila para receber a doação de um órgão, segundo dados informados pela pasta.

Em 2020, as companhias aéreas nacionais transportaram 4.895 itens para transplante, por meio de 2.911 voos. Somente no primeiro semestre de 2021, foram embarcados nas aeronaves da aviação comercial 2.573 itens, em 1.611 voos.

“Agradeço a ABEAR e as empresas aéreas brasileiras por sua valiosa contribuição nesse programa importante para o sistema de saúde nacional”, disse o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, enfatizando que o Sistema Único de Saúde (SUS) representa a maior rede pública de doação de órgãos do mundo.

Asas do Bem

Em 2014, a ABEAR lançou o programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais realizado diariamente no país por suas associadas. A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além das companhias aéreas, o Ministério da Saúde, a CNT, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

“Participar do programa de doação de órgãos, coordenado pelo Ministério da Saúde, é motivo de orgulho para ABEAR e suas associadas. Além de conectar as pessoas e destinos, as empresas aéreas também podem contribuir com ações como essa que salvam vidas”, afirmou a assessora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro.

Acesse todas as notícias