Jurema Monteiro destaca importância do ‘consultation’ nos contratos de concessão

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou nesta quarta-feira (20) da abertura do workshop “Consultation em contratos de concessão”, promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília (DF). O evento, que contou com a participação das companhias aéreas e dos operadores de aeroportos, busca aprimorar os processos de consultation, mecanismo criado nos contratos de concessão para facilitar a colaboração entre empresas aéreas e aeroportos na negociação de aspectos de investimentos, remuneração e prestação de serviços.

Jurema abriu o evento ao lado do diretor da ANAC, Ricardo Catanant, e do presidente da Aeroportos do Brasil (ABR), Fábio Rogério Carvalho. “A ABEAR apóia e vem colaborando com o aprimoramento do consultation desde que ele passou a integrar os contratos de concessão. É importante discutirmos esse mecanismo, para que ele de fato possa ser aplicável ao dia a dia da operação das aéreas e dos aeroportos. Em linha com esse movimento da agência, a ABEAR assinou em 2022 um acordo de cooperação com a ABR, para que as empresas aéreas e as concessionárias de aeroportos discutam soluções construir soluções juntos, oferecendo aos órgãos de governo alternativas regulatórias e políticas que tragam desenvolvimento ao setor como um todo, trazendo mais sinergia, celeridade e segurança para todas as partes”, afirmou a presidente da ABEAR.

No primeiro dia do evento, a associada LATAM, a American Airlines e as concessionárias Zurich e Vinci também compartilharam experiências e boas práticas, com benchmarking de casos reais. O encontro contou também com a participação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Acesse todas as notícias