“Jornada Asas do Bem”, da ABEAR, chega a Maceió e enfatiza a importância do avião no transporte de órgãos para doação

A “Jornada Asas do Bem”, série de palestras promovida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) para ressaltar a importância da doação de órgãos, chega a Maceió no próximo sábado (19). A iniciativa é uma extensão do “Asas do Bem”, programa lançado em 2014 pela ABEAR e suas fundadoras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM), que divulga o transporte aéreo gratuito de órgãos realizado pelas empresas desde 2001.

Até o fim do ano, pelo menos 12 cidades serão visitadas pelo publicitário Alexandre Barroso, de 58 anos, que já passou por três procedimentos de transplantes. Depois de passar por Aracaju (SE) e Aparecida de Goiânia (GO), em abril e maio, respectivamente, a ação chega à capital do Alagoas, neste sábado (19), às 8h30min. A palestra integra a I Jornada Alagoana dos Estudantes de Medicina, organizada pelo Centro Universitário Cesmac. O encontro ocorre no Hotel Jatiuca, localizado na Avenida Álvaro Otacílio, nº 5.500. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Além de incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância de se tornar doador, Barroso contará um pouco da sua história. O publicitário recebeu dois transplantes de fígado e um de rim. Em média, cerca de sete mil itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes médicas) são transportados a cada ano por aviões, sendo que 90% do volume são de responsabilidade das fundadoras da ABEAR. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, com grande participação do avião no transporte de órgãos e equipes.

O diretor de Comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia. “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas de pessoas com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, observa.

Mais detalhes sobre os locais das ações e palestras da “Jornada Asas do Bem” podem ser conferidos na página abear.com.br/asasdobem

Sobre o Asas do Bem:

O “Asas do Bem” é uma campanha de divulgação, lançada em 2014 pela ABEAR e suas fundadoras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM) com intuito de destacar o transporte gratuito de órgãos que as empresas aéreas realizam diariamente.  O acordo vigora desde 2001, com participação do Ministério da Saúde, da Central Nacional de Transplantes, além do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e operadores aeroportuários. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo.

Sobre a ABEAR:

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foi criada, em 2012, pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e TRIP (hoje integrada à AZUL) -, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Objetivando tratar de questões institucionais do setor aéreo, as estratégias de atuação da ABEAR compreendem planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. Além de contribuir para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da aviação, a entidade atua em constante relacionamento junto aos setores público e privado, entidades de classe e consumidores.

Sobre o Cesmac:

Mantido pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), o Centro Universitário Cesmac teve início em 1971. Em 5 de outubro de 1973 foi sancionado pelo então prefeito de Maceió, João Rodrigues Sampaio Filho, o decreto-lei nº 2.044 aprovado pela Câmara de Vereadores que autorizava o funcionamento da instituição. Hoje, o Centro Universitário Cesmac conta com 27 cursos de graduação, distribuídos em seis faculdades, com modernos laboratórios para seus estudantes e clínicas que fazem atendimento gratuito à população carente de Maceió e do Estado.