IATA: Transporte de cargas cresce 3,9% no mundo, em agosto

Segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), a demanda global por transporte aéreo de carga registrou crescimento de 3,9% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2015. A oferta também teve crescimento de 4,1% na mesma base de comparação. A taxa de ocupação dos aviões apresentou queda de 0,1 ponto percentual, ficando com um aproveitamento de 40,8%.

“Os números de agosto mostraram uma melhoria na demanda de carga aérea. Embora seja uma boa notícia, as condições dos mercados que sustentam essa demanda são preocupantes, o que torna difícil manter o otimismo em longo prazo”, comentou o presidente da IATA, Alexandre Juniac.

América Latina

Na América Latina, a demanda do transporte aéreo de carga teve retração pelo sexto mês seguido, diminuindo 3,3% em agosto frente a igual período de 2015. Já a oferta recuou 0,2% na mesma comparação. O aproveitamento também apresentou queda de 1,1 ponto percentual, ficando em 33,4%. “A região continua a ser afetada por fracas condições econômicas e políticas, particularmente na maior economia da região, o Brasil”, disse a IATA.

Acesse todas as notícias