IATA: Queda de demanda no Brasil, em setembro, foi influenciada pela crise

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 7,3% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2014, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês IATA). A oferta de assentos teve aumento de 6,6% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa média de ocupação dos aviões ficou em 80,7%, uma melhora de 0,5 ponto percentual.

“O fraco desempenho econômico no Brasil está afetando de forma dramática a indústria no maior mercado da América Latina. Há uma série de opções políticas rápidas que o governo poderia tomar para estimular o setor, reduzindo a carga de impostos, tornando a regulação menos punitiva e ajustando o regime de preços de combustíveis. Não há tempo para complacência”, afirmou o diretor geral e CEO da Iata, Tony Tyler.

Segundo a IATA, a demanda doméstica brasileira caiu 1,3% em setembro, comparada com o mesmo mês de 2014. A metodologia de cálculo dos dados operacionais da IATA é diferente do da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), mas ambas mostram a mesma tendência de queda de demanda. No dia 27 de outubro, a ABEAR divulgou o desempenho de suas associadas:

http://www.agenciaabear.com.br/dados-e-fatos/transporte-aereo-no-pais-recua-08-em-setembro/

No acumulado de janeiro a setembro, o fluxo global de passageiros cresceu 6,7% em setembro, ante igual período do ano passado. A oferta de assentos teve elevação de 6% na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 80,7%.

Acesse todas as notícias