IATA: Demanda global por viagens aéreas tem alta de 5,2% em junho

A demanda global por viagens aéreas internacionais e domésticas registrou crescimento de 5,2% em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta de assentos nas aeronaves teve alta de 5,6% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões ficou em 80,7%, uma redução de 0,3 ponto percentual.

“A demanda por viagens continua em alta, mas num ritmo mais lento. O cenário econômico frágil e incerto, choques políticos e uma onda de ataques terroristas contribuem para um ambiente de menor demanda”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler.

O Brasil foi único mercado doméstico com desempenho negativo no fluxo de passageiros transportados, com recuo de 6,5% em junho, ante igual período de 2015. A oferta teve retração de 6,4% e o aproveitamento dos aviões recuou 0,1 ponto percentual, para 77,7%.

No acumulado do primeiro semestre, a demanda global por viagens aéreas acumula mostra crescimento de 6%, a comparação anual, com aumento de 6,2% na oferta e taxa de ocupação de 79,2%.

Acesse todas as notícias