IATA: Demanda doméstica no Brasil está 10% abaixo dos níveis de 2015

O fluxo global de passageiros em voos domésticos e internacionais registrou crescimento de 7% em setembro, em relação a igual período de 2015, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta teve aumento de 6,6% na mesma comparação, com ocupação dos aviões de 81,1%, alta de 0,3 ponto percentual.

O Brasil, de acordo com a IATA, foi mais uma vez destaque negativo, com recuo de 4,2% na demanda por viagens aéreas domésticas na comparação anual. A oferta também teve retração, de 5,3% em setembro diante do mesmo mês do ano passado. Com isso, o aproveitamento das aeronaves ficou em 80,6%, um aumento de 1 ponto percentual.

“Embora a profunda recessão econômica no Brasil mostre sinais de desaceleração, a recuperação no tráfego de passageiros não ocorreu ainda e a demanda recuou 4,2% em setembro. Além dos desafios econômicos, as opções para os viajantes brasileiros estão menos frequentes. Dito isso, a demanda doméstica permanece 10% abaixo do pico registrado em meados de 2015, em termos ajustados sazonalmente”, informou a IATA, por meio de relatório.

Acesse todas as notícias