Frota das associadas ABEAR é uma das mais jovens do mundo

Com uma média de 6,7 anos de idade, a frota de aeronaves das companhias fundadoras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) é cinco anos mais jovem que a média internacional (11,7 anos), conforme mostra o Panorama ABEAR 2014, estudo anual que reúne indicadores operacionais da associadas.

As principais vantagens de aeronaves mais jovens são menores gastos com combustíveis e manutenção. Segundo o consultor da Diretoria de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Paulo Roberto Alonso, “esse tipo de frota traz uma série de benefícios para seus operadores, como motores mais econômicos e eficientes, menos ruidosos, com custo de manutenção mais baixo e emissão de poluentes inferior”.

Aviões novos, no entanto, têm custos de leasing (uma espécie de aluguel) e depreciação maiores do que os com mais tempo de uso. O investimento em equipamentos modernos é a alternativa mais utilizada no Brasil, pelo elevado custo que tem o querosene de aviação em decorrência da alta tributação que sofre no país. O combustível é responsável por 38% dos custos de operação das empresas nacionais.

“A companhia avalia o cenário operacional em que atua para verificar qual prática é mais vantajosa em cada mercado. Nos Estados Unidos, por exemplo, os custos com combustível e manutenção são muito menores que os brasileiros, o que justifica que uma frota com renovação menos frequente ” afirma o consultor da ABEAR, Maurício Emboaba, responsável pelo estudo publicado no Panorama.

A análise teve como fonte dados da Organização Internacional de Aviação Civil (sigla em inglês ICAO) e do portal Airfleets.net e priorizou empresas de capital aberto e que fossem representativas em seu mercados de atuação.

frota

Acesse todas as notícias