Fluxo mundial de passageiros cresce 4,6% em maio

A demanda global por viagens aéreas nacionais e internacionais cresceu 4,6% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado, mesmo desempenho verificado em abril. A oferta de assentos teve alta de 5,5% na mesma base de comparação, o que levou a um recuo de 0,7% na taxa de ocupação dos aviões, para 78,7%.

“Após um forte início de ano, o crescimento da demanda está retornando a níveis históricos. Uma combinação de fatores é a explicação mais provável por trás desse ritmo mais moderado.  Entre esses fatores estão as atividades terroristas e o contínuo e frágil estado da economia global”, afirmou o diretor-geral e CEO da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), Tony Tyler.

De acordo com a IATA, o Brasil apresentou o pior desempenho, com queda de 7,7% na demanda por voos domésticos em maio, ante igual mês de 2015. A oferta, por sua vez, teve retração de 8,1% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões teve variação positiva de 0,4 ponto percentual, para 78,5%.

“Conforme temos argumentado, a elevada incerteza econômica e o panorama político (no Brasil) podem colocar novos desafios para o mercado de transporte aéreo no curto prazo”, informou a IATA, por meio de relatório.

Acesse todas as notícias