Fluxo global de viagens aéreas tem alta de 5,9% em abril

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 5,9% em abril, em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta de assentos teve alta de 6,1% na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 79,4%.

“Os preços mais baixos do petróleo estão ajudando a manter o custo do transporte aéreo para baixo. O dólar mais forte, no entanto, pode diminuir a demanda em alguns mercados”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler. O impacto do dólar tem se verificado, com peculiaridades, no Brasil. No país, além da redução de custos com combustível não chegar à indústria na mesma proporção do cenário internacional (entre outros fatores, por causa da fórmula própria de precificação do combustível de aviação), a valorização da moeda americana ante o real tem praticamente anulado outras possíveis melhorias de competitividade. A ABEAR tem comentado essa conjuntura ao divulgar os números da aviação nacional: http://www.agenciaabear.com.br/hotnews-2/demanda-por-voos-domesticos-cresce-309-em-abril/

De janeiro a abril, o fluxo global de passageiros do transporte aéreo acumula aumento de 6,3%, em relação a igual período de 2014. A oferta de assentos, por sua vez, registra crescimento de 5,8% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, ante o primeiro quadrimestre do ano passado, com taxa média de aproveitamento das aeronaves de 79%.

 

Acesse todas as notícias