Fluxo de viagens aéreas domésticas recua 3,1% em fevereiro

O tráfego de passageiros em voos domésticos teve redução de 3,1% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2015. Foi a sétima queda mensal consecutiva de demanda. A oferta de assentos nos aviões recuou 1% na mesma base de comparação, sendo a 12ª retração sucessiva nesse indicador. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 78,43%, decréscimo de 1,66 ponto percentual.

“Como a oferta cai menos que a demanda, tivemos uma queda no aproveitamento dos voos. Mesmo assim, foi um resultado bom, o que indica que as companhias aéreas continuam com capacidade para ajustar a oferta ao novo cenário de demanda”, afirmou o consultor-técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Maurício Emboaba.

O volume total de passageiros transportados no país recuou 0,7% em fevereiro, ante igual período de 2015, ao se situar em 7,2 milhões de pessoas.

A demanda por voos internacionais, por sua vez, teve crescimento de 5,5% em fevereiro, ante igual período do ano passado. A oferta mostrou aumento de 4,2% na comparação anual. Com isso, a taxa média de aproveitamento das aeronaves teve elevação de 1 ponto percentual, ao se situar em 80,79%.

Acesse todas as notícias