Falta de investimento tecnológico em aeroportos causa 214 voos cancelados em Confins (MG) e Santos Dumont (RJ) neste sábado

É necessária a ampliação de ferramentas como ILS e RNP-AR em todas as pistas dos aeródromos, avalia a ABEAR

Os aeroportos Internacional Tancredo Neves (Confins) e Santos Dumont tiveram hoje, até o momento, 214 voos cancelados por conta da condição climática desfavorável. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) ressalta que esse impacto afeta não apenas os passageiros, mas também as próprias companhias e adverte para a necessidade de investimento em tecnologias para a infraestrutura aeroportuária.

De acordo com Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, ferramentas como o ILS (Instrument Landing System), que é um equipamento de solo para orientar a aproximação de aeronaves com baixa visibilidade, e o RNP-AR (Performance de Navegação Requerida), procedimento que se utiliza de constelação de satélites (GNSS) que torna possível o pouso em condições meteorológicas severas, são ferramentas essenciais para a melhoria dos serviços prestados para os passageiros.

“No aeroporto de Confins, apenas uma das cabeceiras da pista conta com o ILS. Hoje, por conta do mau tempo, a operação precisou ser realizada na cabeceira oposta, que não possui a tecnologia. Por isso houve tantos atrasos e cancelamento”, comentou o executivo.

Já o aeroporto Santos Dumont, por sua característica geográfica, não comporta o sistema de ILS e por isso opera com o RNP- AR. “A tecnologia está implantada e já é utilizada, mas não em sua plenitude. Ainda é necessário melhorias que dependem de certificação pela ANAC”. “A modernização de procedimentos e sua integral operação é vital para a regularidade dos voos e a evolução do setor”, finaliza.

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