Falha em sistema de radar no RJ provoca atrasos em voos

Uma falha no sistema de visualização do radar que abrange o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e o Santos Dumont causou atrasos e cancelamentos em alguns voos na manhã de hoje (5). O sistema é gerido pela Aeronáutica e atende a todas as companhias aéreas, nacionais e estrangeiras. Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o problema foi solucionado por volta das 11h. O consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Paulo Roberto Alonso, diz que a mudança não impacta na segurança, mas pode gerar atrasos e cancelamento em aeroportos de outros estados, como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

“É um problema que acaba não afetando somente o Rio de Janeiro, a eventual demora em pousos e decolagens atrapalha toda a malha aérea”, disse o especialista. “É possível que os desdobramentos, em efeito cascata, perdurem durante a tarde. Isso ocorre, por exemplo, porque um voo que decolou bastante atrasado do Rio para São Paulo em razão do problema, ainda decola de São Paulo com algum atraso depois para Belo Horizonte e dali para Brasília, e assim por diante. Esse atraso inicial vai sendo compensado em rota, ao longo do dia. Mas é possível que alguns efeitos ainda sejam sentidos longe do Rio de Janeiro, e bem depois do fato causador. É uma característica da interligação da malha aérea”.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, devido à instabilidade no sistema, “o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou, desde as 8 horas, uma separação maior entre as aeronaves em voo na Área de Controle Terminal do Rio de Janeiro, que inclui os aeroportos do Galeão e Santos Dumont”. No momento o órgão trabalha com as companhias aéreas para normalizar o fluxo do tráfego aéreo nacional.

A ABEAR recomenda aos passageiros com viagem marcada ao longo do dia de hoje consultar o status do voo nos sites das companhias aéreas para obterem informações atualizadas. Em caso de dúvidas, também é possível acessar os serviços de atendimento telefônico das empresas.

AVIANCA: www.avianca.com.br / 0800-286-6543

AZUL: www.voeazul.com.br / 0800-884-4040

GOL: www.voegol.com.br / 0800-7040-465

LATAM: www.latam.com / 0300-570-5700

Acesse todas as notícias