Evento da ABEAR em Brasília apresenta agendas legislativa e executiva do setor aéreo

AviacaoemDebate9Parlamentares e representantes da aviação civil debateram, no último dia 26 de março, as agendas executiva e legislativa do setor aéreo durante o “Aviação em Debate – Os desafios do setor”. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM), em Brasília.

Participaram da abertura do evento como palestrantes o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha (SAC), o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys, a deputada federal Clarissa Garotinho (Comissão de Viação e Transporte), o deputado federal Eli Côrrea Filho (Comissão de Defesa do Consumidor), o deputado federal Benjamin Gomes Maranhão Neto (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público) e o presidente da ABEAR,  Eduardo Sanovicz.

Durante o debate, foram abordados os desafios para a continuidade do crescimento do setor; Foram abordados os tributos, o combustível, as tarifas e o atendimento ao consumidor, principais temas da aviação brasileira que se encontram no foco do Poder Executivo e do Congresso Nacional, com impacto direto no desenvolvimento do transporte aéreo.

O deputado Correa Filho afirmou que o setor da aviação civil tem procurado dar atenção especial ao consumidor e comentou sobre a tarifa. “Um exemplo é o preço das passagens aéreas, que está sem bruscas alterações”, comentou. O deputado Maranhão, por sua vez, falou sobre o acordo em tramitação entre as empresas e os aeronautas. “Em relação ao tema específico dos aeronautas, iremos ouvir a representação dos trabalhadores, mas vamos ouvir também o setor como um todo. Não podemos querer que haja um enfraquecimento das empresas aéreas num país continental como o Brasil”.

Além dos temas abordados acima, a deputada Clarissa destacou a dimensão do setor. “A aviação hoje é um tema que merece, pelos números, todo o nosso respeito, atenção e consideração, tratando-se de um país com dimensões continentais como o Brasil”.

 

Acesse todas as notícias