Em Minas Gerais, ABEAR defende produção em escala comercial do bioquerosene de aviação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou na quarta-feira (17) do evento “Visão 2030 MG”, em Juiz de Fora (MG), com o intuito de discutir o “Projeto Macaúba da Zona da Mata”. A iniciativa, coordenada pelo município e apoiada pela ABEAR, visa a produção de biocombustíveis, como biodiesel e bioquerosene, a partir da macaúba, fruta nativa da região mineira. O encontro, que contou com a participação do poder municipal, empresas e entidades parceiras, debateu também a redução das emissões de carbono na atmosfera.

O consultor técnico da ABEAR, Rogério Benevides, apresentou o painel “Aviação civil internacional e as mudanças climáticas”. De acordo com ele, é necessária uma produção em escala comercial do bioquerosene de aviação para que o setor aéreo possa cumprir com as metas de redução de emissão de carbono estipuladas na 39ª Assembleia da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em 2016.

“O setor deve, até 2020, neutralizar o crescimento das emissões. Isso só será possível com uma produção em larga escala do biocombustível”, afirma. Benevides ressaltou que é importante, também, que o combustível seja vendido a um preço competitivo, sem onerar a aviação comercial.

Sobre o projeto

O Projeto Macaúba da Zona da Mata teve início em junho de 2017, com a assinatura do Protocolo de Intenção com a administração municipal. Em junho de 2018, a ABEAR firmou um acordo de apoio institucional ao projeto. A iniciativa também tem o objetivo de garantir a recuperação e a preservação de florestas por meio do plantio da palmeira macaúba. A ação ainda prevê o aumento do volume de geração hídrica dos mananciais e o fomento econômico com criação de empregos e distribuição de renda na região.