Em fevereiro, demanda por voos domésticos é a pior em quatro anos

A demanda por voos domésticos recuou pelo 19º mês consecutivo em fevereiro, ao registrar variação negativa de 4,9% na comparação anual. Além de ter sido o pior resultado para o mês desde 2013, foi uma aceleração na queda desse indicador, já que desde outubro ele mostrava sinais de arrefecimento. Foi também o pior desempenho mensal desde abril de 2016. A oferta, por sua vez, teve redução de 5,8% na mesma base de comparação.

A taxa de ocupação dos aviões ficou em 79,23%, um aumento de 0,79 ponto percentual. “Com uma retração de oferta maior do que a de demanda, isso levou a um aproveitamento dos aviões um pouco melhor, na casa dos 80%. Esse é um indicador saudável, que caracteriza uma indústria madura, que consegue mitigar os efeitos negativos da demanda em queda”, afirma o consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Maurício Emboaba.

Resultado acumulado

No primeiro bimestre, a demanda por voos domésticos acumula redução de 2,9%, em relação ao mesmo período do ano passado, com retração de oferta de 4,1% na mesma comparação. A taxa de aproveitamento dos aviões está em 82,09%, uma melhora de 1,04 ponto percentual.

Acesse todas as notícias