Em evento, ABEAR, IATA e ALTA reforçam importância das relações institucionais para evolução do setor

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) promoveram nesta quinta-feira (26) o evento online “Relações Institucionais para o Setor Aéreo”, com objetivo de destacar a importância desta atividade para o segmento aéreo. Além disso, os participantes também conheceram bastidores da aproximação com os poderes legislativo e executivo, principalmente em Brasília (DF). Cerca de 40 participantes acompanharam o evento, entre eles representantes das entidades envolvidas e também das companhias aéreas associadas à ABEAR, ALTA e IATA.

O encontro foi iniciado com uma apresentação do CEO da Umbelino Lôbo, Antônio Lôbo, consultoria de relações governamentais da ABEAR. Lôbo introduziu o tema explicando aos participantes como funcionam as relações institucionais e a importância de desenvolver esta atividade no setor aéreo. “Isso constrói um ambiente regulatório seguro e consistente. E possibilita a formação de um círculo virtuoso de troca de informações e experiências baseados nos interesses maiores da sociedade”, disse o convidado.

Na sequência, Jurema Monteiro e Renato Rabelo, assessores de Relações Institucionais da ABEAR, comentaram sobre temas do legislativo, como a Medida Provisória 925, votada neste ano durante a pandemia do novo coronavírus e que trouxe uma série de alterações em regras do setor aéreo.

Logo após, o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, destacou que a atuação conjunta de entidades nas relações institucionais é de extrema importância para a aviação. “A união da ABEAR, IATA, ALTA e JURCAIB (Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais no Brasil) tem sido muito importante. O fortalecimento desta união tem gerado resultados muito positivos para a cadeia da aviação”, afirmou.

José Ricardo Botelho, CEO e diretor-executivo da ALTA, falou sobre a atuação da instituição e os impactos do setor aéreo na América Latina e Caribe durante a pandemia. “No mês de junho, que foi um dos períodos mais críticos, nossa região movimentou cerca de 1 milhão de passageiros. Isso é um patamar dos anos 1960. É surreal. Mesmo assim, a todo momento nos empenhamos, a partir de eventos, para mostrar que os protocolos de segurança funcionam e que o passageiro pode se sentir seguro em utilizar o transporte aéreo”, disse o executivo.

Por fim, o diretor de relações externas da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso, também destacou a união das entidades, principalmente no início da pandemia da Covid-19. “Diversas ações, como adiamento das taxas aeroportuárias, as questões de fechamento de fronteira, renovações de licença de pilotos, só foram viabilizadas graças aos esforços conjuntos das entidades”, concluiu.

A ABEAR deve promover outros eventos em parceria com as entidades ao longo de 2021.

Acesse todas as notícias