Eduardo Sanovicz assume a presidência executiva do Conselho Deliberativo da ABEAR

Jurema Monteiro (dir.) assume a Presidência da instituição no lugar de Sanovicz (Foto: CNT/Divulgação)

O executivo Eduardo Sanovicz assume, a partir de maio, a presidência executiva do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Ele deixará de ocupar a presidência da associação após pouco mais de 11 anos no posto. Na nova função, Sanovicz e os conselheiros (representantes das empresas associadas) irão deliberar diretrizes e propor os planos de ação da ABEAR, analisar e aprovar as normas que envolvem a estrutura da entidade e decidir sobre orçamento programado e sua execução. Esta transição vem sendo preparada há dois anos, e sua conclusão foi aprovada recentemente por unanimidade no Conselho Deliberativo da ABEAR, tendo efeito a partir de hoje (02/05).

“Quando fundamos a ABEAR, em 2012, e assumi a presidência a convite das empresas aéreas, a aviação vivia seu grande momento. Desenhamos a associação quando a aviação estava no sétimo para o oitavo ano de uma década gloriosa, de 2003 a meados de 2015, na qual mais que triplicamos o número de passageiros, de 30 milhões para 100 milhões, e a tarifa média caiu pela metade. Esse cenário mudou a partir de 2017, com a disparada dos custos do querosene e a queda do poder aquisitivo da população, associada à perda da capacidade de investimento das empresas. Para a próxima década, estes são os desafios que se apresentam ao setor”, diz o executivo.

“Passados pouco mais de 11 anos, fomos vitoriosos, entregando resultados expressivos para o setor e para o País. A ABEAR tornou-se uma referência, e para fortalecer a entidade, as empresas associadas e o setor aéreo, é hora de ampliar e renovar nossa força e representatividade”, completa Sanovicz.

Jurema Monteiro, atual diretora de Relações Institucionais da ABEAR e que atua na entidade desde 2015, será a nova presidente da associação. Ela é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Comunicação pela ESPM e mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB). Já atuou nas áreas de comunicação e marketing em agências de viagens e operadores de turismo. No setor público, atuou na EMBRATUR e no Ministério do Turismo, em projetos que conectam políticas públicas e a iniciativa privada, com foco na promoção e comercialização de destinos turísticos.

“Aceitei este desafio de liderar a transição e presidir esta entidade que é referência no setor de transportes. Acredito que poderemos construir, com diálogo permanente, uma agenda para enfrentar os desafios, e buscar medidas estruturantes para o crescimento sustentável do setor. Dessa forma será possível aumentar o número de passageiros e democratizar ainda mais este modal que é essencial para o Brasil”, afirma a nova presidente da ABEAR.

Acesse todas as notícias