Desafios da aviação são apresentados em evento na CNT

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM)), Eduardo Sanovicz, falou ontem, quinta-feira (16), em Brasília, sobre os desafios da aviação brasileira nos próximos anos. O executivo foi convidado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) para fazer um panorama do setor aéreo no painel “Diálogo com o setor de transporte”, que marcou o encerramento da 1ª turma da pós-graduação lato sensu “Especialização em Gestão de Negócios”.

Em sua apresentação, Sanovicz destacou que o número de passageiros do transporte aéreo, no Brasil, saltou de 38 milhões em 2002 para 100 milhões em 2012, mas que a continuidade do crescimento da aviação observado na última década pode estar comprometida devido ao cenário político-econômico nacional. O representante da ABEAR indicou que o cenário em 2015, na melhor das hipóteses, será de estabilidade.

O executivo ressaltou, ainda, a importância de se rever a precificação do querosene de avião, a redução da alíquota de ICMS sobre o combustível dos aviões e a continuidade à implementação do programa de concessões dos aeroportos para tornar o transporte aéreo brasileiro ainda mais competitivo em nível mundial.

Parceria

A parceria entre a ABEAR e a CNT tem o propósito de incentivar a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais do setor aéreo. Por meio do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), são oferecidos diversos cursos que abordam os modais de transporte, incluindo o aéreo, para  profissionais das empresas associadas à ABEAR.

A vinculação da ABEAR ao Sistema CNT permite às entidades uma melhor articulação do cenário atual e consolidação das demandas do setor aéreo junto ao setor de transporte como um todo. De acordo com a parceria, as soluções para os principais entraves do setor passam pelo fortalecimento de toda a cadeia produtiva da aviação e estas não podem ser avaliadas de maneira isolada e regionalizada. 

Acesse todas as notícias