Demanda por voos tem queda de 5,7% em agosto

A demanda por voos domésticos registrou, em agosto, queda de 5,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o 13º mês consecutivo de retração. A oferta teve redução de 5,9% na mesma base de comparação. A taxa de ocupação dos aviões ficou 78,89%, alta de 0,19 ponto percentual.

 

No total, 7,3 milhões de passageiros foram transportados no mês passado, uma redução de 5,9% diante de agosto de 2015. No acumulado de janeiro a agosto, o fluxo de viagens aéreas domésticas recuou 6,5%, comparação com igual período de 2015, com redução de 6,2% na oferta. O aproveitamento das aeronaves ficou em 79,99%, uma redução de 0,29 ponto percentual em relação aos oito primeiros meses do ano passado.

 

“Começamos a verificar uma leve desaceleração na queda da demanda, mas ainda é cedo para fazer uma interpretação mais detalhada. Tivemos a sazonalidade do mês de julho e, em agosto, as Olimpíadas”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

 Cargas

O transporte de cargas no país teve queda de 2,22% em agosto, ante igual mês de 2015. No acumulado do ano, essa atividade acumula retração de 8,44% em relação ao mesmo período do ano passado. No mercado internacional, o movimento de cargas recuou 8% na comparação anual, enquanto que no acumulado do ano o resultado mostra retração de 1,1%.

Acesse todas as notícias