Demanda por voos domésticos fica estagnada em 2015

A demanda por voos domésticos no Brasil ficou praticamente estagnada em 2015, ao acumular crescimento de 0,8% , em relação ao ano anterior. Foi o pior resultado desde 2003, levando-se em consideração a base histórica de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A oferta de assentos nos aviões teve variação positiva de 0,7% na mesma base de comparação. Já a taxa média de ocupação das aeronaves fechou o ano em 79,95%, com acréscimo de 0,06 ponto percentual ante 2014.

“A oferta acompanhou a demanda, mostrando que as companhias aéreas estão atentas para não produzir ociosidade em seus voos, como forma de mitigar os prejuízos em função do aumento da cotação do dólar”, afirmou o consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Maurício Emboaba.

Em dezembro, o fluxo de passageiros transportados no país teve queda de 4,9%, em relação ao mesmo período de 2014. A oferta de assentos recuou 3,61% na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 79,82%, ou 1,1 ponto percentual a menos do que em dezembro de 2014.

Acesse todas as notícias