Demanda por voos domésticos cresceu 5,7% em 2014

O transporte aéreo de passageiros no país cresceu 5,7% em 2014, na comparação com o ano anterior, considerando-se as integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM).  Foi um arrefecimento no ritmo de expansão do fluxo de passageiros transportados em 2013 e 2012, de 6,5% e 7%, respectivamente. Mesmo assim, as companhias somaram mais de 101 milhões de passageiros transportados no ano passado, volume recorde.

Da esquerda para a direita: Maurício Emboaba (ABEAR), Tarcísio Gargioni (AVIANCA), Ronaldo Jenkins (ABEAR) e Eduardo Sanovicz (ABEAR).
Da esquerda para a direita: Maurício Emboaba (ABEAR), Tarcísio Gargioni (AVIANCA), Ronaldo Jenkins (ABEAR) e Eduardo Sanovicz (ABEAR).

A oferta de assentos registrou crescimento de 0,8%, o que mostra a continuidade da disciplina de capacidade dos aviões entre as companhias, diante do aumento de 2% verificado em 2013. Com isso, a taxa média de ocupação dos aviões, que busca a melhor relação entre demanda e oferta, avançou 3,7 pontos percentuais ante 2013, ao se situar em cerca de 80%.

“Temos uma taxa de aproveitamento dos aviões com níveis de primeiro mundo. Isso mostra uma indústria aérea doméstica em rápido amadurecimento”, afirmou o consultor técnico da ABEAR, Maurício Emboaba.

Em dezembro, a demanda por voos domésticos teve aumento de 7,4%, em relação ao mesmo mês de 2013. A oferta de assentos, por sua vez, mostrou crescimento de 5,1%. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 80,9%, uma expansão de 1,7 ponto percentual ante o mesmo período de 2013.

 

 

Veja a análise de Maurício Emboaba, consultor técnico da ABEAR, sobre os número do setor:

[youtube]http://youtu.be/RMieQ-ZGQX0[/youtube]

 

 

Acesse todas as notícias