Demanda por voos domésticos cresce 3,92% em fevereiro

A demanda por voos domésticos registrou crescimento de 3,92% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) destaca que esse resultado, assim como os demais para o mês, ainda não refletem o impacto do novo coronavírus no setor. Importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia mundial no dia 11 de março e as primeiras iniciativas de governos estaduais de isolamento social no país tiveram início a partir da segunda quinzena de março.

Nesse sentido, a oferta de assentos nas aeronaves mostrou alta de 4,61% em fevereiro, na comparação anual. O aproveitamento dos aviões, por sua vez, teve recuo de 0,54 ponto percentual para 81,85%. Ao todo, foram transportados 7,6 milhões de passageiros no período. Todos os dados se referem às associadas ABEAR e às demais companhias nacionais.

O transporte aéreo de passageiros no mercado internacional, entre as companhias aéreas brasileiras, registrou redução de 5,96% em fevereiro, em relação a igual período de 2019. Foi o sétimo mês consecutivo de retração nesse indicador. A oferta recuou 7,59% na mesma comparação, o nono resultado mensal negativo seguido. O aproveitamento das aeronaves ficou em 80,88%, alta de 1,4 ponto percentual.

Carga
O transporte aéreo de cargas e correios recuou 6,47% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2019. No mercado internacional, essa atividade teve queda de 15,02% na mesma comparação, 15º mês consecutivo de resultado negativo.

Acesse todas as notícias