Demanda por transporte aéreo global de carga cai 15,2% em março

A demanda por transporte aéreo global de cargas registrou queda de 15,2% em março, em relação ao mesmo mês de 2019, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A capacidade dos aviões para essa atividade recuou 22,7% na mesma comparação. Já a taxa de ocupação das aeronaves teve aumento de 4,8 pontos percentuais, para 54,5% no período.

“No momento, não temos capacidade suficiente para atender à demanda remanescente de carga aérea. Os volumes caíram mais de 15% em março em relação ao ano anterior. Mas a capacidade caiu quase 23%. A lacuna deve ser resolvida rapidamente, porque os suprimentos vitais precisam chegar onde são mais necessários. Por exemplo, há uma duplicação da demanda por remessas de produtos farmacêuticos que são essenciais para esta crise”, disse o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

No primeiro trimestre, o transporte aéreo global de cargas acumula redução de 7,7%, em relação a igual período do ano passado. A capacidade dos aviões mostra diminuição de 9,5% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 48,2%, uma variação positiva de 0,9 ponto percentual.

Acesse todas as notícias