Demanda mundial por transporte aéreo em abril tem a maior aceleração em 6 anos

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve aumento de 10,7% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), foi o ritmo de crescimento mais rápido em seis anos. A oferta de assentos, por sua vez, mostrou expansão de 7,1% na mesma base de comparação. O fator de aproveitamento foi recorde para o mês de abril ao se situar em 82%, alta de 2,7 pontos percentuais.

Nos quatro primeiros meses do ano, a demanda global por viagens aéreas acumula expansão de 7,9%, em relação ao mesmo período de 2016. A oferta de assentos acumula crescimento de 5,9% na mesma base de comparação. O aproveitamento das aeronaves teve alta de 1,5 pontos percentuais, para 85%.

O mercado doméstico brasileiro registrou aumento de 3% em abril, diante de igual mês do ano passado. A oferta teve crescimento de 2,2% na mesma base de comparação. O aproveitamento se situou em 79,9%, alta de 0,6 ponto percentual. “O cenário político, no Brasil, continua extremamente frágil, mas a recuperação econômica continua”, avaliou a IATA por meio do seu relatório.

Acesse todas as notícias