Demanda global por viagens aéreas tem queda de 94,3% em abril

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou queda de 94,3% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje (3) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Segundo a entidade, foi o pior resultado mensal da série histórica, iniciada em 1990. A oferta de assentos nos aviões recuou 87% na mesma comparação, com a taxa de ocupação das aeronaves de 36,6%, retração de 46,6 pontos percentuais. A IATA também informou que, recentemente, os números do setor mostram que o total diário de voos aumentou 30% entre o pico mais baixo registrado em 21 de abril, em comparação com 27 de maio.

“Abril foi um desastre para a aviação, pois as viagens aéreas pararam quase inteiramente. Mas abril também pode representar o ponto mais baixo da crise. Os números de voos estão aumentando. Os países estão começando a levantar restrições de mobilidade. E a confiança nos negócios está mostrando melhorias em mercados importantes, como China, Alemanha e EUA. Esses são sinais positivos quando começamos a reconstruir o setor de forma ininterrupta. Os brotos verdes iniciais levarão tempo, possivelmente anos, para amadurecer”, disse o CEO e diretor-geral da IATA, Alexandre de Juniac.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas recuou 27,7% em abril, diante do mesmo mês de 2019. A capacidade dos aviões para essa atividade teve queda de 42% na mesma comparação. O aproveitamento das aeronaves ficou em 58%, diminuição de 11,5 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias