Demanda global por viagens aéreas recua 86,5% em junho

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), registrou queda de 86,5% em junho, em relação ao mesmo mês de 2019, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), por sua vez, recuou 80,1% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões ficou em 57,6%, retração de 26,8 pontos percentuais.

“O tráfego de passageiros atingiu o fundo do poço em abril, mas a força da recuperação tem sido muito fraca. A melhoria que temos visto está ocorrendo em voos domésticos. Os mercados internacionais continuam em grande parte fechados. E em muitas partes do mundo as infecções ainda estão aumentando. Tudo isso indica um período de recuperação mais longo e mais sofrimento para a indústria e a economia global”, disse o CEO e diretor geral da IATA, Alexandre de Juniac.

No primeiro semestre, o transporte aéreo global de passageiros acumula retração de 58,4%, em relação a igual período de 2019, com queda de 51,0% na oferta na mesma comparação. A taxa de ocupação dos aviões ficou em 69,6%, redução de 12,4 pontos percentuais.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas teve redução de 17,6% em junho, diante de igual mês de 2019. A oferta de espaço nas aeronaves para essa atividade teve queda de 34,1% na comparação anual. O aproveitamento das aeronaves cresceu 11,5 pontos percentuais, para 57,3%. De janeiro a junho, a demanda por remessas aéreas acumula retração de 14,5%, em relação a igual período do ano passado, com diminuição de 23,2% na oferta e aproveitamento dos aviões de 52,3%, alta de 5,3 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias