Demanda global por viagens aéreas recua 56% em agosto, diante de igual mês de 2019

A demanda global por viagens aéreas nacionais e internacionais registrou queda de 56% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2019, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta teve redução de 46,2% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões recuou 15,6 pontos percentuais, para 70%.

“Os resultados de agosto refletem o impacto das preocupações sobre a variante Delta nas viagens domésticas, mesmo com as viagens internacionais continuando em um ritmo lento em direção a uma recuperação completa que não pode acontecer até que os governos restaurem a liberdade de viajar. Nesse sentido, o recente anúncio dos Estados Unidos de suspender as restrições de viagem a partir do início de novembro para viajantes totalmente vacinados é uma notícia muito boa e trará certeza a um mercado importante”, afirmou o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas apresentou crescimento de 7,7% em agosto, em relação a igual mês de 2019. A oferta, por sua vez, registrou retração de 12,2% na mesma base de comparação. O aproveitamento das aeronaves para essa atividade foi de 54,2%, uma alta de 10 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias