Demanda global por viagens aéreas recua 14,1% em fevereiro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais despencou 14,1% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou hoje (2) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, da sigla em inglês). De acordo com a entidade, é a queda mais acentuada no setor desde os impactos do 11 de setembro de 2001 e reflete o cancelamento de voos domésticos na China e a diminuição da demanda internacional em voos de/para a região Ásia-Pacífico, após restrições de viagens com o avanço dos casos do novo coronavírus.

Na mesma comparação, a oferta diminuiu 8,7%. Com isso, o aproveitamento das aeronaves teve redução de 4,8 pontos percentuais, chegando a 75,9%. “A queda global de demanda em 14,1% é grave, mas para as empresas da Ásia-Pacífico foi ainda pior, com redução de 41%. Esta é, sem dúvida, a maior crise que o setor já enfrentou”, disse o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

1º bimestre

O transporte aéreo global de passageiros acumula queda de 5,4% no primeiro bimestre, em relação a igual período de 2019. A oferta de assentos mostrou redução de 3,3% na comparação anual, com o aproveitamento das aeronaves de 78,4%, recuo de 1,8 ponto percentual.

Acesse todas as notícias