Demanda global por viagens aéreas em maio cresce 83,1% segundo IATA

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais em maio de 2022 subiu 83,1% em comparação a maio de 2021, de acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Em paralelo, a oferta cresceu 52,8% na mesma comparação. A taxa de ocupação dos voos foi de 79,1%, um aumento de 13,1 pontos percentuais no mesmo período de análise. A IATA esclarece ainda que o mercado aéreo internacional está passando por uma aceleração devido à movimentada temporada de viagens de verão do Hemisfério Norte.

“A recuperação das viagens continua ganhando força com o fim das restrições da pandemia. Muitas das principais áreas de rotas internacionais, como Europa e Oriente Médio-América do Norte, já estão com números ainda melhores que os pré-COVID-19. Em breve, a Austrália deve flexibilizar ainda mais suas medidas. Mas a China, entretanto, registrou uma queda dramática de 73,2% nas viagens domésticas em relação ao ano anterior por causa dos fechamentos recentes para combater a doença”, afirma o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

A demanda do transporte aéreo de cargas globalmente caiu 8,3% em relação a maio de 2021 e a oferta foi 2,7% maior no mesmo período de análise. Já o aproveitamento das aeronaves foi de 50,5%, com queda de 6,1 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias