Demanda global por viagens aéreas cresceu 52,4% em março

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 52,4% em março de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022, divulgou hoje (4) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A oferta teve alta de 41,2% na mesma comparação, com a taxa de ocupação dos aviões chegando a 80,7%, um aumento de 5,9 pontos percentuais.

“O calendário do primeiro trimestre do ano termina com um grande crescimento da demanda. Mercados domésticos estão muito próximos dos níveis pré-pandemia há meses. E para viagens internacionais, dois pontos principais foram superados: Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-COVID. Isso foi liderado por uma demanda quase triplicada na região Ásia-Pacífico, à medida que a reabertura da China acontecia. E a eficiência está melhorando, já que os fatores de carga internacionais atingiram 81,3%. Ainda mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais dão todas as indicações de que o forte crescimento continuará no pico da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte”, afirmou o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas
O transporte aéreo global de cargas teve retração de 7,7% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A oferta, por sua vez, cresceu 9,9%. Com isso, o aproveitamento das aeronaves ficou em 46,2%, uma queda de 8,8 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias