Demanda global por viagens aéreas cresce 9,5% em março

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 9,5% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), foi o ritmo de expansão mais acelerado em 12 meses. A capacidade dos aviões teve aumento de 6,4% na mesma comparação. Assim, o aproveitamento das aeronaves subiu 2,3 pontos percentuais, para 82,4%, recorde para o mês de março.

“A demanda continua forte, apoiada pelo cenário econômico saudável e pelos níveis de confiança nos negócios. No entanto, o aumento de insumos – especialmente do combustível – sugere que qualquer aumento de demanda resultante de tarifas mais baixas poderá ter uma desaceleração no segundo trimestre”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

De janeiro a março, a demanda por transporte aéreo acumula crescimento de 7,2%, em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta mostra expansão de 6% na mesma base de comparação, com aproveitamento das aeronaves de 80,9%%, alta de 1 ponto percentual.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas, por sua vez, cresceu 1,7% em março, diante de igual mês de 2017. Foi o ritmo de crescimento mais lento em 22 meses, segundo a IATA. Já a oferta teve aumento de 4,4% na mesma comparação. Foi a primeira vez em 20 meses que a capacidade registrou crescimento superior ao da demanda.

No primeiro trimestre, a demanda por transporte de cargas acumula aumento de 5,4% diante de igual período de 2017, com expansão de 5,3% na oferta e aproveitamento dos aviões de 44,5%.

Acesse todas as notícias