Demanda global por viagens aéreas cresce 8% em novembro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 8% em novembro de 2017, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), foi o ritmo de crescimento mais robusto em cinco meses. Já a oferta de assentos nos aviões teve aumento de 6,3% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves ficou em 80,2%, alta de 1,2 ponto percentual.

De janeiro a novembro, a demanda por viagens aéreas acumula crescimento de 7,7% diante do mesmo período de 2016. A capacidade dos aviões mostrou alta de 6,4% na mesma comparação. A taxa de ocupação das aeronaves se situou em 81,5%, elevação de 1 ponto percentual.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas registrou crescimento de 8,8% em novembro do ano passado, diante de igual período de 2016. A capacidade dos aviões para esse tipo de atividade aumentou 4% na mesma comparação. De acordo com a IATA, foi o 16º mês consecutivo em que o crescimento da demanda foi superior ao da oferta, o que é positivo para o aproveitamento dos aviões, que em novembro se situou em 49,1%, alta de 2,2 pontos percentuais.

No acumulado de janeiro a novembro, a demanda por transporte aéreo de cargas apresenta expansão de 9,7%, em relação a igual período de 2016, com crescimento de 2,7% na oferta na mesma comparação. O fator de aproveitamento dos aviões é de 45,4%, alta de 2,7 ponto percentual.

Acesse todas as notícias