Demanda global por viagens aéreas cresce 78,7% em abril em relação a 2021

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais em abril de 2022 aumentou 78,7% em relação ao mesmo mês de 2021, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Em paralelo, a oferta cresceu 45,5% na mesma comparação. A taxa de ocupação dos voos foi de 77,8%, uma alta de 14,5 pontos percentuais em igual período de análise. A IATA pontua que o mercado aéreo internacional continua reforçando sua tendência de recuperação, sendo impactado ainda, porém, pela guerra na Ucrânia e as restrições de viagens na China. 

“Com a flexibilização de restrições nas fronteiras, observamos um aumento nas reservas, pois as pessoas estão compensando os dois anos de viagens perdidas. Os dados de abril são motivo de otimismo em quase todos os mercados, exceto na China, que continua a restringir severamente os voos. Os dados dos demais países demonstram que o aumento das viagens é possível com a imunização da população”, afirma o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

 

Cargas
A demanda global por transporte aéreo de cargas caiu 11,2% em relação a abril de 2021 e a oferta foi 2% menor no mesmo período de análise. Já o aproveitamento das aeronaves foi de 51,6%, uma retração de 5,3 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias