Demanda global por viagens aéreas cresce 7,6% em novembro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve aumento de 7,6% em novembro de 2016, em relação ao mesmo mês de 2015, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta de assentos nos aviões registrou crescimento de 6,5% na mesma base de comparação. Assim, o aproveitamento das aeronaves ficou em 78,9%, alta de 0,9 ponto percentual.

“A demanda mais forte por viagens aéreas reflete – e está sendo suportada – por uma recuperação no ciclo econômico global. À medida que o estímulo da queda dos preços do petróleo retrocede, a força do ciclo econômico global terá um papel chave no ritmo de crescimento de demanda em 2017”, afirma o diretor geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

De janeiro a novembro, o tráfego global de passageiros acumula crescimento de 6,1% diante de igual período de 2015. A oferta teve aumento de 6,2% na comparação anual. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões ficou em 80,5%, um pequeno decréscimo de 0,1 ponto percentual.

O mercado doméstico brasileiro, segundo a IATA, registrou a maior queda na demanda por viagens aéreas, de 1,6% em novembro diante de igual período de 2015. A oferta teve recuo de 5,2% na mesma comparação, com aproveitamento de 82,2% das aeronaves, um aumento de 0,8 ponto percentual.

 

Acesse todas as notícias