Demanda global por viagens aéreas cresce 7,6% em fevereiro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 7,6% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2017, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta de assentos nos aviões teve aumento de 6,3% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões se situou em 80,4%, alta de 0,9 ponto percentual.

“Como esperávamos, observamos um retorno ao crescimento mais forte da demanda em fevereiro, após uma desaceleração temporária em janeiro. Essa mudança está sendo suportada pelo cenário econômico robusto e pela sólida confiança nos negócios. No entanto, os aumentos de preços dos combustíveis e os custos de mão-de-obra em alguns países provavelmente amenizarão o tráfego aéreo estimulado por tarifas mais baixas neste ano”, afirma o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

No primeiro bimestre, o transporte aéreo global de passageiros acumula crescimento de 5,9%, em comparação com igual período do ano passado, com aumento de 5,7% na oferta e aproveitamento dos aviões de 69,6%.

América Latina

A América Latina teve o maior crescimento entre as seis regiões monitoradas pela IATA, com 9,8% de aumento de demanda em fevereiro, diante de igual período do ano passado. A oferta, por sua vez, registrou expansão de 8,9% na mesma comparação, com aproveitamento das aeronaves de 81,5%, alta de 0,6 ponto percentual.