Demanda global por viagens aéreas cresce 7,1% em agosto

O tráfego global de passageiros do transporte aéreo registrou crescimento de 7,1% em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado, considerando-se voos domésticos e internacionais. A informação é da Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês IATA). A oferta de assentos teve aumento de 5,9% na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos aviões, por sua vez, ficou em 84,7%, alta de 0,9 ponto percentual.

“Os resultados de agosto mantiveram a tendência de forte crescimento na demanda por viagens aéreas, apesar do abrandamento do crescimento econômico global, particularmente nos mercados emergentes”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler.

Na América Latina, a demanda por viagens aéreas teve aumento de 5,5% em agosto, na comparação anual, com crescimento de 5,6% na oferta e taxa média de aproveitamento dos aviões de 80,9%. “Apesar das condições de recessão no Brasil e na Argentina, o aumento do comércio na região proporcionou um impulso para as viagens internacionais relacionadas com os negócios”, informou o relatório da IATA.

Na comparação com julho de 2015, a América Latina foi a única região do mundo que registrou variação negativa na demanda, de -0,6%. A oferta de assentos recuou 0,1% na mesma base de comparação.

Acesse todas as notícias