Demanda global por viagens aéreas cresce 5,9%, em julho

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 5,9% em julho, em relação ao mesmo mês de 2015, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta teve aumento de 6% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos voos ficou em 83,7%, um decréscimo de 0,1 ponto percentual.

“O mês de julho viu um reforço de demanda, após um abrandamento em junho. A demanda foi estimulada por tarifas mais baixas que, por sua vez, foram apoiadas por preços mais baixos do petróleo. E as taxas de aproveitamento quase recordes mostram que o povo quer viajar. No entanto, há alguns cenários para a narrativa de forte demanda. As viagens de longo curso para a Europa, por exemplo, sofreram após uma série de ataques terroristas. E os mercados domésticos maduros estão vendo uma tendência de crescimento da demanda, enquanto há contração no Brasil e na Rússia”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

De acordo com a IATA, o mercado doméstico brasileiro registrou retração de 6,8% na demanda em julho, na comparação anual, o pior desempenho regional entre os principais mercados domésticos do mundo. A oferta recuou 7,8% e o aproveitamento dos aviões ficou em 84,4%, um aumento de 1 ponto percentual.

De janeiro a julho, a demanda global por viagens aéreas acumula aumento de 6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Já a oferta tem crescimento acumulado de 6,2% na mesma comparação, com fator de aproveitamento de 79,9%.

Acesse todas as notícias