Demanda global por viagens aéreas cresce 4,6% em abril

A demanda global por viagens aéreas nacionais e internacionais registrou crescimento de 4,6% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês IATA). A oferta de assentos teve expansão de 4,9% na mesma base de comparação. Já a taxa de ocupação dos aviões ficou em 79,1%, um decréscimo de 0,3 ponto percentual.

“Os impactos negativos dos ataques terroristas de Bruxelas provavelmente terão curta duração. Existem algumas nuvens de longo prazo sobre o ritmo de crescimento da demanda. O estímulo dos preços mais baixos do petróleo parece estar diminuindo. E a situação econômica global é subjugada. A demanda ainda está crescendo, mas podemos estar reduzindo a marcha”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler.

De acordo com o relatório mensal da IATA, o Brasil apresentou o pior desempenho global em termos de demanda doméstica, com queda de 12,1% em abril, ante igual mês de 2015. A oferta recuou 10,4% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação dos aviões foi de 79,6%, uma diminuição de 1,5 ponto percentual.

Acesse todas as notícias