Demanda global por viagens aéreas cresce 45,8% em abril

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 45,8% em abril, em relação ao mesmo mês de 2022, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A oferta de assentos teve alta de 39,7% na mesma comparação. Com isso, a taxa média de ocupação dos aviões ficou em 81,3%, o que representou uma queda de 3,4 pontos percentuais.

“O mês de abril prosseguiu com forte tendência de tráfego que vimos no primeiro trimestre de 2023. A redução da inflação e o aumento da confiança do consumidor na maioria dos países da OCDE, combinados com a queda nos preços do combustível de aviação, sugerem uma forte demanda sustentada por viagens aéreas e pressões de custo moderadas”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas, por sua vez, teve queda de 6,6% em abril, em relação a igual período de 2022. Já a oferta registrou expansão de 13,4% em igual comparação. Assim, o aproveitamento dos aviões para essa atividade foi de 42,7%, o que correspondeu a uma retração de 9,2 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias