Demanda global por viagens aéreas cresce 4,3% em abril

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 4,3% em abril, em relação a igual mês de 2018, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta teve aumento de 3,6% na mesma comparação, com o aproveitamento dos aviões registrando o recorde de 82,8%, alta de 0,6 ponto percentual.

 

De janeiro a abril, o transporte aéreo global de passageiros acumula alta de 4,6%, diante de igual período do ano passado. A oferta mostra aumento de 4,8% e o aproveitamento das aeronaves ficou em 81,2%, uma desaceleração de 0,1 ponto percentual.

 

Cargas

 

A demanda global por transporte aéreo de cargas, por sua vez, registrou redução de 4,7% em abril, em relação ao mesmo período de 2018. Já a oferta teve aumento de 2,6% na comparação anual. Assim, o aproveitamento dos aviões para essa atividade recuou 3,5 pontos percentuais, para 46,3%.

 

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o transporte aéreo de cargas mostra redução de 2,9% em comparação com igual período de 2018, com a oferta em expansão de 3% e o aproveitamento das aeronaves de 46,4%, recuo de 2,8 ponto percentual.

 

Acesse todas as notícias