Demanda global por viagens aéreas cresce 4,2% em 2019

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 4,2% em 2019, em comparação com o ano anterior, informou hoje (6) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O resultado representa uma desaceleração do crescimento de 7,3% registrado em 2018 e marca o primeiro ano com aumento abaixo da média anual de 5,5%, desde a crise financeira mundial de 2009.

A capacidade das aeronaves para o transporte de passageiros aumentou 3,4% no ano e a taxa de ocupação cresceu 0,7 ponto percentual em relação a 2018, chegando ao índice recorde de 82,6%.

Apenas em dezembro, o aumento da demanda global por viagens aéreas foi de 4,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado é uma melhora em relação ao crescimento de 3,3% registrado em novembro. Na mesma base de comparação ano a ano, a oferta de assentos aumentou 2,1% e a taxa de ocupação das aeronaves subiu para 82,3%, alta de 1,9 ponto percentual.

“As companhias aéreas fizeram um bom trabalho em manter o crescimento constante no ano passado diante de vários desafios. Um cenário econômico mais fraco, a atividade comercial global reduzida e as tensões políticas e geopolíticas cobraram seu preço. O eficiente gerenciamento de capacidade e os efeitos da suspensão do 737 MAX contribuíram para outro recorde no índice de ocupação, ajudando o setor a gerenciar a menor demanda e a melhorar o desempenho”, afirmou Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

Acesse todas as notícias